O trabalho com o reino vegetal na Comunidade-Luz Nova Terra nunca esteve tão ativo quanto está atualmente. O grupo se aproximou desta tarefa formalmente em 2019, através do impulso da agrofloresta que foi implantada neste momento em uma área da comunidade.

O grupo foi então se expandindo e se comprometendo mais ainda com o reino vegetal, não somente para a produção de alimento mas também pelo serviço amoroso a este reino e pela expressão de beleza, cura e harmonia que ele oferta abundantemente.

Em 2021 foi criada a Horta Solar, que fica bem próxima à cozinha principal da comunidade o que facilita o fluxo e vivifica ambos os ambientes. Foi construído ali também um viveiro para as mudas e esta área foi se ampliando e se expressando em gratidão e harmonia.

Já produzimos e colhemos beterraba, alface, rúcula, tomatinho, cebolinha, salsinha, couve, cenoura, cúrcuma, taioba, milho, mandioca, yacon, entre outros, além das frutíferas que já existiam na comunidade e que agora recebem todo o cuidado e manejo necessários. São os cítricos, limão, mexerica, lima da pérsia, laranja, banana, abacate, goiaba, figo e outros.

O Reino Vegetal é um solo fértil para o processo de educação das crianças que vendo este movimento se aproximam naturalmente e acompanham o desenvolvimento da semente até o fruto, degustando com amor esse aprendizado.

Recentemente estamos focando no crescimento do horto que já possui ervas como o capim limão, boldo, lavanda, alecrim e pelargônio, que serão destinadas à produção de medicamentos sutis e fitoterápicos que a comunidade produz e distribui gratuitamente.

Todos os esforços para que a comunidade seja completamente sustentável na alimentação continuam sendo feitos. Esse impulso a caminho da sustentabilidade está apenas no início, por isso estamos em grande expansão dos plantios e para isso necessitamos atualizar nossos implementos e ferramentas além da contratação de mão de obra especializada. Para isso é essencial que todos colaborem para a concretização deste sonho. Se você sente fazer parte deste movimento de expansão, entre em contato conosco! Todos se beneficiarão!