Na área do Reino Animal cuidamos de mais de 150 animais, entre cães, vacas, cavalos, porcos, gansos, patos, galinhas e gatos. Essa quantidade de animais a uma certa altura, nos colocou em um dilema: o que fazer com tamanha quantidade de dejetos que são produzidos por eles diariamente.

Surgiu a questão da contaminação do solo e das águas e por isso, começamos a buscar alternativas conscientes e sustentáveis para esta situação. Através de indicações encontramos o grupo Taboa Engenharia, que se tornou nosso parceiro nesta empreita. Foi visto junto com esses irmãos que a instalação de um biodigestor seria o ideal para o nosso contexto.

Base para a instalação do biodigestor

O nosso biodigestor é um sistema muito completo pois ali se colocam os dejetos dos animais, que passam por uma fermentação anaeróbica sem risco de contaminação do solo, da água e nem das pessoas. Essa fermentação gera um gás, chamado biogás, que é canalizado até um fogão apropriado e se tornar o combustível para o cozimento dos alimentos dos cães, na cozinha do reino animal. Além disso o biodigestor produz um subproduto gerado na fermentação que é a própria matéria orgânica fermentada, transformada em um biofertilizante muito rico próprio para irrigação de jardins e hortas.

processo de instalação

Porém a tarefa ainda não está concluída, necessitamos ainda cuidar da água usada para a lavagem diária dos canis. Temos o projeto de canalizar esta água para jardins filtrantes compostos com plantas aquáticas que possuem raízes filtradoras e em seguida esta água iria para um círculo de bananeira para completar sua purificação e aí sim poder ser reabsorvida pelo solo.

instalação do biodigestor

Seguimos nos esforços para que a natureza sofra menos impactos, cuidando dos reinos como um todo do início ao fim. Para aqueles que sentem colaborar com a expanção do tratamento da nossa água e do esgoto podem entrar em contato conosco através do whatsapp: (21) 99257-5844.