Sempre fez parte da essência da Comunidade-Luz Nova Terra o trabalho de ajuda ao próximo e aos que mais necessitam. Atualmente esta face se expressa através da Casa do Amparo, Casa Coração de São José e Bazar do Amor. A Comunidade-Luz Nova Terra também realiza visitas regulares às famílias carentes das comunidades vizinhas, ofertando aopio terapêutico, levando cestas básicas e enxovais, atendimento médico e ajudas diversas.

Casa do Amparo

Hoje, tendo como tarefa primordial o amparo aos que estão em risco de vulnerabilidade social, esta casa acolhe temporariamente os que são indicados pelo conselho tutelar e pela vara da infância da cidade até que a situação seja reencaminhada pela justiça. Sua essência é o acolhimento, ofertando à criança, jovem ou família um local equilibrado e harmônico onde possam se sentir seguros diante da situação onde foram retirados.

Casa Coração de São José

Um galpãp de 300m2, onde a tarefa de serviço da fazenda se materializa. Neste local tudo o que recebemos de doações, como roupas, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, calçados, é alquimizado, é transformado, é costurado, é renovado, sendo redirecionado para as necessidades da própria Comunidade e para todas as famílias que vivem no entorno. O alge desta tarefa hoje se manifesta através do Bazar do Amor.

Bazar do Amor

Ocorre três vezes ao ano, aberto a todo o público. Lá são ofertados kits de higiênie, brinquedos, roupas, enxovais, calçados, e conta ainda com um grande sorteio com os utensílios  de maior valor. Reune mais de 200 famílias por vez. Além disso é ofertado um lanche, corte de cabelo e atendimento médico e terapêutico gratuitos.